Árvore da Vida e Árvore da Morte

Árvore da Vida e Árvore da Morte

Objetivo: Refletir sobre os sinais de vida e morte no bairro, na comunidade, na família, no grupo de jovens.

Material: um galho de árvore seco, um galho de árvore verde, caneta ou pincel e pedaços de papel.

Desenvolvimento: em pequenos grupos descobrir os sinais de vida e morte que existem no bairro, na família, no grupo de jovens… Depois, diante da árvore seca e verde vão explicando para o grupo o que escreveram e penduraram na árvore.

No intervalo das colocações pode-se cantar algum refrão.

Iluminar com a palavra de Deus e em grupo refletir:

Iluminados pela prática de Jesus, o que fazer para gerar mais sinais de vida e enfrentar as situações de morte de nosso bairro etc.

Fazer a leitura de João 15,1-8. Depois cada participante toma um sinal de morte da árvore e faz uma prece de perdão e queima, em seguida cada um pega um sinal de vida e leva como lembrança e desafio.

Palavra de Deus: Jo. 15, 1-8. Sl 1.

admin é o autor de 327 artigos

olá, sou o Pastor Júlio Fonseca, aqui você encontrará uma parte das dinâmicas que venho colecionando a cerca de 10 anos. Espero que encontre o que procura. Sinta-se em casa!

25 Pensamento em “Árvore da Vida e Árvore da Morte

          1. ELO says:

            DEUS EXISTE SIM , NÃO SÓ PELO FATO DE EXISTIR A IGREJA, POIS QUEM NOS SALVA É A NOSSA PRÓPRIA FÉ , A IGREJA É O TEMPLO DE DEUS DO QUAL TEMOS QUE ZELAR E AMAR SIM , MAS SEM A VERDADEIRA FÉ QUE VEM DO NOSSO CORAÇÃO.

        1. paulo henrique says:

          Não faz sentido. Parece desespero, solta uma resposta do nada. Até hoje não foi comprovada existência de vida após a morte nem existência divina. Já a crença é algo que você adquire seguindo sua sociedade, a influencia se quer no Brasil é antiga, desde os tempos de colonização.

          1. ELO says:

            VC FALOU , FALOU FALOU E NA REALIDADE NÃO DISSE NADA, EM PRIMEIRO LUGAR SOBRE PROVAR A EXISTÊNCIA DE VIDA APÓS A MORTE ISSO É ALGO ALÉM DO SEU CONHECIMENTO POIS PARA ISSO PRECISAMOS DE FÉ ,DE ACREDITAR QUE EXISTE UM LUGAR MELHOR PARA VIVER, EM SEGUNDO LUGAR A FÉ NÃO SE DEMONSTRA POR MEIO DE PROVAÇÕES MAS SIM SENTIDA DENTRO DO CORAÇÃO , PARE E OLHE ALÉM DAS PAREDES E VEJA AS MARAVILHAS QUE DEUS TE DÁ TODOS OS DIAS MESMO VC NÃO ACREDITANDO NELE, ELE NÃO DESISTE DE VC , NA QUESTÃO DE QUE A FÉ É ALGO QUE A SOCIEDADE ‘INFLUENCIA’ ,DESCONHEÇO POIS A ÚNICA ‘INFLUENCIA’ QUE A SOCIEDADE FAZ NAS PESSOAS ,SÃO ESSE TIPOS DE PENSAMENTO COMO O SEU, SEM CONTEÚDO NENHUM . E NA QUESTÃO DA COLONIZAÇÃO QUE TAMBÉM “INFLUENCIA ” VOCÊ AINDA NÃO APRENDEU NADA SOBRE O PAÍS QUE VOCÊ MORA MESMO.AFFFFF ISSO É MUITO TRISTE….

      1. Sergio says:

        Boa noite !!

        Se Deus não existe qual a nossa necessidade de lutar e fazer o possível para provar que um ser impossível de ser visto tem provido tudo e todo bem a ti, inclusive o ar e folego de vida que te possibilita estar neste instante respirando ?

        Desejo toda graça divina e benção a tua vida que Deus te abençoe e que o Deus inexistente te possibilite provar o verdadeiro amor que nós que cremos neste Deus e que podemos esbanjar e gritar aos 4 ventos que ele é maravilhoso, santo, único, imutável e justo.

        Att,

  1. rodiney Sallea says:

    Vc Nao Ve O Vento Mais acredita que ele existe , assim é Deus vc Nao Ve ele , Mais me explica como vc respira? Como vs se move e ve as coisas. Deus existe eu Sou Prova e aqueles que nao crer agora um dia Iram Crer eu Profetizo e Decreto .

  2. Zelino Lima says:

    O nosso fôlego é o próprio Deus no mundo 🌍 que ele mesmo criou ele dá ordem as estrelas e põe ao mar 🌊 os seus limites A palavra de Deus a Bíblia sagrada que foi escrito por homens expirados por Deus nos revela no livro de genise que Deus criou todas as coisas no mundo somente com aja ele disse aja luz aja os seres viventes e hoje todos os animais vivente porém eu e vc seres humanos Deus altíssimo desceu do céu e fez eu vc com suas próprias mãos e nos fez a sua imagem e semelhança

  3. Zilda Silvestre says:

    eu quero dizer q acho mto triste q ainda tem pessoas q nao acredita q Deus existe assistam Deus n esta Morto ja explica algumas coisas ne vce ai q n acredita minha verdadeira tristeza e q vce ainda se deu conta do quanto bonito misterioso e lindo e o q ele faz por mim e por vce mas sei q vce o sente sim pq se nao entiu ainda vai sentir o seu amor por vce q Deus te ilumine e te de mta sabedoria d Ceu um abraço p vce

  4. Tiago says:

    Rs meros mortais achando que Deus se importa em provar ou não sua existência, Não foi isso que ele ensinou em sua palavra, não é preciso provar pra ninguém que ele existe pois ele mesmo escolhe se revelar para quem ele bem entende seja qual for a sua crença, aos ateus: a Ciência não explica tudo, aos Cristãos: parem de perder tempo discutindo coisas irrelevantes e vivam o evangelho que Jesus ensinou.

  5. Filha do Rei says:

    Para quem não acredita que Deus realmente existe, eu peço que faça um teste, lógico se não tiverem medo, fala a este “Deus inexistente que lhes dê uma prova de sua existência” Acho que uma experiência real é muito melhor que ficar discutindo religião ou algo parecido. Todas as pessoas que tiveram alguma experiencia real e concreta nunca mais falaram ao contrário, Eu sou prova disso de viver algo tão intenso que hoje tenho não só a certeza da existência de Deus Pai, mas de seu Filho Jesus e o Espirito Santo consolador, também de sua soberania, poder e majestade. Falar é fácil mas viver é outra história e da mesma forma que uma dia alguém me desafiou a experimentar eu desafio a vocês. Tem coisas que passei que foi sinistra, mas valeu a pena.

  6. Adilson says:

    O Cristão não tem obrigação de provar a existência de Deus, e nem a Bíblia foi escrito para isso, é uma questão de crê que Deus existe. Eu creio e pronto.

Deixe uma réplica

seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

Você pode usar esses HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>