Expectativa e avaliação

Expectativa e avaliação

Tema: quebra-gelo, levantamento de objetivos e avaliação da atividade

Tempo: 20min + 10min.

Participantes: no mínimo 5 pessoas.

Material: bolas de inflar (bexiga), caneta permanente (tipo para retroprojetor).

 

Desenvolvimento:

 

  • Esta dinâmica acontece em duas etapas: a primeira no início do encontro, para que você saiba qual a expectativa do grupo frente à programação ou tema do encontro.
  • A segunda parte, serve para avaliar quais expectativas foram cumpridas e se os resultados foram positivos.

 

PARTE 1

 

  • Iniciar com boas vindas ao grupo, cantos e oração.
  • Conversar rapidamente, sem deixar que comentem demais: Vocês sabem o tema do nosso encontro / retiro? Já olharam a programação dos estudos e atividades? O que acharam? O que vocês mais gostaram? Como vocês se sentiram quando foram convidados para este encontro? O que vocês acham que vai acontecer? O que vocês gostariam que acontecesse? etc…
  • Ir distribuindo as bolas e pedir que encham e fechem com um nó. Cada um deve escrever sobre a bola, com caneta para retroprojetor uma frase ou palavra que expresse suas expectativas sobre o encontro – o que quer / espera?
  • A medida que acabam de escrever, levantam-se e brincam entre si com as bolas, sem deixar que estourem. Ao sinal, cada um pega uma das bolas, qualquer uma, e formam grupos de acordo com a cor. O grupo lê o que está nos balões e conversa a respeito.
  • Voltar a formar um círculo com todas as pessoas e fazer uma oração, intercedendo pelo encontro e pelas expectativas comentadas.
  • Pendurar os balões num local visível e deixá-los até o fim do encontro.

 

PARTE 2:

No encerramento do encontro / retiro, cada um pega um balão qualquer, e lê para todo o grupo, e diz se na sua opinião aquela expectativa se cumpriu e como. O coordenador pode aproveitar para anotar as sugestões!

Pr. Julio Fonseca é o autor de 327 artigos

olá, sou o Pastor Júlio Fonseca, aqui você encontrará uma parte das dinâmicas que venho colecionando a cerca de 10 anos. Espero que encontre o que procura. Sinta-se em casa!

Deixe uma réplica

seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

Você pode usar esses HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>